
KATIA CANTON
Katia Canton é escritora, psicanalista e artista visual.
É PhD em Estética e História da Arte pela Universidade de Nova York com tese sobre arte, feminismo e contos de fadas.
A autora obteve uma formação inicial como bacharel em comunicação social/jornalismo pela ECA USP e também estudou dança, arte e arquitetura na Universidade Mackenzie. Fez formação de arte em ateliês desde criança e teve como professores Nelson Leirner, Naum Alves de Souza, J.P Baravelli, Carlos Fajardo, entre outros.
Recebeu o diploma de Hautes Études em literatura e civilização francesas pelo Cours Superière de l’Université de Nancy II, tendo vivido em Paris, em 1984, com bolsa de estudos da Aliança Francesa do Brasil.
Realizou mestrado em Performance Studies na Tisch School of the Arts e obteve um PhD em Philosophy and Interdisciplinary Arts, ambos na New York University, (Nova York, EUA), entre 1987 e 1993. Durante toda pesquisa acadêmica, focada na relação entre as artes e os contos de fadas, teve bolsa integral do CNPq.
Em 1991, trabalhou no Museum of Modern Art (MoMA), onde desenvolveu em equipe um projeto de arte-educação para escolas públicas como parte do projeto de estágio de seu doutorado.
Como artista, vivendo entre Brasil e Portugal, tem participado de exposições em vários museus e galerias do Brasil e em países como Brasil, Argentina, Chile, EUA, Portugal, Itália, China, India e Eslováquia. Seu trabalho está no acervo de
vários museus internacionais.
Em 2015, iniciou uma pesquisa sobre arte como potência de cura, utilizando simbolicamente uma técnica de pintura e desenho que usa medicamentos em tinturas, tais como iodo, rifocina, povedine, violeta genciana, azul de metileno. A pesquisa tem se expandido e incluido novas tinturas e medicamentos retirados de
plantas.
Katia Canton é também autora de vários livros, cujos títulos podem ser conferidos em seu website, www.katiacanton.com.br. Com a literatura, obteve por três vezes o Prêmio Jabuti.