Abertura Castelos de Areia, Katia Canton - 08/10 das 9h às 19h no CAIXA Cultural São Paulo
, 08/10/2016
Detalhes
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta entre os dias 08 de outubro e 04 de dezembro de 2016 a exposição “Castelos de Areia”, da artista visual, crítica de arte e escritora Katia Canton. A mostra gratuita, que tem curadoria de Adriana Rede e expografia de José Marton, traz em seu título a promessa de uma felicidade singela, que pode se desfazer a qualquer momento.
“O termo ‘castelo de areia’ pode aparecer nos lugares mais inesperados. Remete às brincadeiras de crianças na praia, mas também se refere às ilusões, que são construídas sem alicerces firmes, e tendem a se desmanchar”, diz a curadora, que selecionou mais de 80 obras, entre desenhos, pinturas, instalações e vídeo, quase todas inéditas.
Entre os trabalhos novos, estão os das séries “Acasos”, que reúne 30 obras, de dimensões que vão de 20x20cm a 80x90 cm, desenhos criados a partir de manchas de nanquim, que buscam dar sentido ao acaso, e “Casinhas”, pinturas em larga escala onde imagens de inspiração singela parecem prestes a serem apagadas por manchas escorridas na tela, “como que prevendo um desmanche dos sonhos infantis”, explica a artista. Outra série de destaque é “A Cura”. Ocupando a sala final da exposição estão pinturas feitas com diferentes medicamentos, como povidine, merthiolate, iodo, rifocina e violeta genciana, além de pratinhos pintados, livros antigos abertos, com citações sobre a permanência dos desejos na voz de personagens de contos de fadas, e um vestido bordado. Trata-se de um espaço intitulado Sala da Cura ou da Redenção.
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro (Metrô Sé) | Telefone: (11) 3321-4400
Abertura: 08 de outubro (sábado), às 11h – Visita guiada com a artista às 12h
Visitação: 09 de outubro a 04 de dezembro | Horário: terça a domingo, 9h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.
